Comissão de criação do mestrado profissional do INF




Docente

Prof. Dr. Eliomar Araújo de Lima Presidente
Prof. Dr. Anderson da Silva Soares Membro
Prof. Dr. Cedric Luiz de Carvalho Membro
Prof. Dr. Fábio Nogueira de Lucena Membro
Prof. Me. Leonardo Antônio Alves Membro
Profª. Drª. Luciana de Oliveira Berreta Membro
Profª. Drª. Telma Woerle de Lima Soares Membro
Prof. Dr. Vinícius Sebba Patto Membro



Anexo

Download

Portaria 008_2017 - Comissão do Programa de Mestrado Profissional

Objetivo




Proposta destinada à criação do Programa de Mestrado Profissional no âmbito do INF. Trata-se de uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. O objetivo é obter o credenciamento do programa junto às instâncias internas (UFG) e externas (Capes e MEC), para iniciar as atividades a partir de 2018.




Linhas


Área de Concentração: Informática Aplicada


Linhas de Atuação:

1) Governança e Sistemas de Informação
Enfoque nas tecnologias de sistemas de informação e na orientação metodológica para as práticas que se encerram nos contextos organizacionais. Em meio aos modelos, abordagens, arquiteturas e processos que norteiam os sistemas de informação e governança, a aplicação prática envolve métodos de estruturação e resolução de problemas em cenários diversos, a saber: modelos de sistemas de TI e de gestão para o setor público, informática em saúde, inteligência de negócios e de mercado, sistemas de apoio à decisão, tecnologias de agronegócio, tecnologias e abordagens de desenvolvimento inteligente e sustentável, segurança da Informação, modelos de governança para sistemas e tecnologias da informação.


2) Engenharia de Software e Ciência de Dados
Enfatiza a solução de problemas por meio do uso adequado de recursos e tecnologias computacionais. Tais recursos incluem jogos digitais,computação móvel e inteligência computacional, tecnologias orientadas a dados, além das melhores práticas disponíveis, com o propósito de introduzir benefícios e inovações em processos industriais. Espera-se colocar a serviço de setores economicamente ativos a mais alta tecnologia ou desenvolver aquela adequada.

Corpo Docente


Permanentes

Adriano César Santana

Docente Titulação IES de atuação
Adriano César Santana Pós-Doutor(a) UFG
Sobre
Professor Adjunto IV da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutorando em Microeletrônica pela Universidade de São Paulo (USP/SP); Doutor em Gerenciamento de Projetos (2009) e Mestre em Gerenciamento de Projetos (2004) pela Universidade de Brasília (UnB/DF); Graduado em Ciência da Computação (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Certificado Project Management Professional (PMP) (2007) pelo Project Management Institute (PMI/US). Tenho atuado no desenvolvimento de projetos de automação e controle, usando as plataformas arduino, raspberrypi, microcontroladores PICs e kits LEGO. Atuo também na área de Educação em Engenharia com temas ligados à aprendizagem orientada por projetos, novas metodologias de aprendizagem e na avaliação das políticas de inclusão social nas universidades públicas (UFGInclui). Na extensão, tenho desenvolvido projetos interdisciplinares e colaborativos integrando atividades de ensino e pesquisa com impactos positivos na sociedade (escolas públicas). Ministrei treinamentos em diversos MBAs e Cursos Técnicos/Acadêmicos com temas ligados a Gestão Estratégica Organizacional, Gestão de Tecnologia da Informação, Gerência de Projetos, MS Project, MS Project Server e dotProject em diversas organizações e cidades no Brasil. Tenho experiência e interesse nas áreas de: Microeletrônica, Sistemas Digitais, Internet das Coisas, Desenvolvimento de Sistemas (mobile), Projetos de Automação e Controle, Gestão de Negócios, Governança em Tecnologia da Informação, Gestão e Escritório de Projetos, e Educação em Engenharia.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1346824250595330

Anderson da Silva Soares

Docente Titulação IES de atuação
Anderson da Silva Soares Doutor(a) UFG
Sobre
Possui Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Atualmente é professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás onde é membro permanente dos programas de Mestrado e Doutorado (vice-coordenador 2015/2016) em Ciências da Computação. Tem atuado como editor associado do Journal of Computer Science desde 2015. No campo de pesquisa e inovação atua nas áreas de aprendizado de máquina, deep learning para big data e seleção de variáveis utilizando heurísticas. Fundador da comunidade Deep Learning Brasil e co-fundador da comunidade Big Data GO. Nos últimos anos alguns dos trabalhos desenvolvidos receberam prêmios de excelência em pesquisas científicas. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa e inovação com as seguintes empresas: grupo Heurys tecnologia (líder científico da data-H) e Copel Distribuição. Como atividade de extensão foi coordenador da Olimpíada Brasileira de Robótica no estado de Goiás para alunos do ensino fundamental e médio entre 2013 e 2016, função que acumulou no Distrito Federal nos anos de 2013 e 2015. Na robótica é um dos mantenedores e entusiastas do núcleo de robótica Pequi Mecânico para nível universitário.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1096941114079527

Cedric Luiz de Carvalho

Docente Titulação IES de atuação
Cedric Luiz de Carvalho Doutor(a) UFG
Sobre
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1990) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), lotado no Instituto de Informática, e diretor do Centro de Recursos Computacionais da UFG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: computação semântica, ontologias, sistemas inteligentes de apoio à decisão, recuperação da informação e agentes inteligentes.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4090131106212286

Edmundo Sérgio Spoto

Docente Titulação IES de atuação
Edmundo Sérgio Spoto Doutor(a) UFG
Sobre
Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara (1983), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000) na área de Engenharia de Computação, com atuação em Engenharia de Software (Teste Estrutural de Aplicação de Banco de Dados). Atualmente é professor adjunto, com DE no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goias e Avaliador Institucional e de Cursos do BASis/SINAES/INEP do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira , Brasil. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Software, Teste de Software, Banco de Dados, Teste estrutural e qualidade de software em Aplicação de Banco de Dados. Atua como coordenador do Centro de Tecnologia de Software do Instituto de Informática e Vice Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software e Coordenador do curso de Pós Graduação Lato-Sensu de Banco de Dados no INF/UFG.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0656325794546880

Eliomar Araújo de Lima

Docente Titulação IES de atuação
Eliomar Araújo de Lima Doutor(a) UFG/INF
Sobre
Possui Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2015). Mestrado em Gestão de Empresas pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/FGV, 2009), Especialização em Telecomunicações pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2007), MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2004); possui Graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade de Goiás (PUC-GO, 2000). Possui interesse em atuar nas seguintes áreas: Governança de TIC, Arquitetura de Sistemas de Informação, Mecanismos de Aprendizagem e Tecnologias de Gestão de Negócios Criativos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1362170231777201

Fábio Nogueira de Lucena

Docente Titulação IES de atuação
Fábio Nogueira de Lucena Doutor(a) UFG
Sobre
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado (1993) e doutorado (1997) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da UFG desde 1992. Possui experiência em engenharia de saoftware (desenvolvimento de software) e gerência de projetos. Dentre outros certificações é Certified Software Development Professional (CSDP/IEEE) e Project Managment Professional (PMP/PMI). Foi um dos pioneiros ao criar o primeiro curso de Engenharia de Software no Brasil ao qual se dedica desde então (2008).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6428011745982173

Leandro Luis Galdino de Oliveira

Docente Titulação IES de atuação
Leandro Luis Galdino de Oliveira Doutor(a) UFG
Sobre
Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás (1998), Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente, é Professor Adjunto III do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG) e Coordenador de Avaliação e Currículo na Pró-Reitoria de Graduação da UFG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Inteligentes, Processamento de Imagens, Visão por Computador, Análise de Imagens Médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Visão por computador aplicada a imagens médicas, Epidemiologia, imagens Biomedicina e Sistemas Especialistas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5899392002875573

Luciana de Oliveira Berretta

Docente Titulação IES de atuação
Luciana de Oliveira Berretta Doutor(a) UFG
Sobre
Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândial, na área de Computação Gráfica - Realidade Virtual e Realidade Aumentada - (2015). Mestre em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Goiás, na área de Computação Aplicada (2005). Especialista em Orientação a Objetos e Internet pelas Faculdade Anhanguera (2003). Graduada em Ciência da Computação pelas Faculdades Objetivo (2000). Professora Adjunta do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. Atuando principalmente nos seguintes temas: Algoritmos e Programação e Computação Gráfica.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0987947348533817

Márcio de Souza Dias

Docente Titulação IES de atuação
Márcio de Souza Dias Doutor(a) UFG
Sobre
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Catalão - RC (2003), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006) e doutorado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC) - Campus São Carlos (2016). Atualmente é professor efetivo (Adjunto 2) do Curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Catalão (RC). Tendo como principais linhas de pesquisa o Processamento de Língua Natural e a Inteligência Computacional.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0095510023252013

Nádia Félix Felipe da Silva

Docente Titulação IES de atuação
Nádia Félix Felipe da Silva Doutor(a) UFG/INF
Sobre
Possui doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (2016). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia - MG (2011) e Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente é Professora na Universidade Federal de Goiás (UFG) - Instituto de Informática. Suas publicações mais recentes estão nas revistas científicas internacionais Information Sciences, ACM Computing Surveys, Decision Support Systems, entre outras. Revisora de artigos científicos em revistas internacionais. Tem como principais interesses: Análise de sentimentos; Processamento de Linguagem Natural; Redes Sociais; Sistemas de Recomendação de Conteúdo e Preferências do Usuário e Aprendizado de Máquina.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7864834001694765

Renato de Freitas Bulcão Neto

Docente Titulação IES de atuação
Renato de Freitas Bulcão Neto Doutor(a) UFG
Sobre
Doutor em Ciência da Computação pelo ICMC-USP, é professor adjunto nível 4 do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF-UFG). Suas áreas de interesse incluem Computação Sensível a Contexto, Web Semântica e Engenharia de Software.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0987947348533817

Vinícius Sebba Patto

Docente Titulação IES de atuação
Vinícius Sebba Patto Doutor(a) UFG/INF
Sobre
Professor adjunto pelo Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás. Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Pierre et Marie Currie - Paris 6 (2010). Possui mestrado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira (2000). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, com ênfase em Sistemas Inteligentes, atuando principalmente nas seguintes áreas: Sistemas Multiagentes, Lógica Nebulosa, Sistemas de Apoio à Decisão, Gerenciamento Participativo, Modelagem Computacional e de Sistemas de Informação e Simulação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3585475958654532

Telma Woerle de Lima Soares

Docente Titulação IES de atuação
Telma Woerle de Lima Soares Doutor(a) UFG
Sobre
Possui doutorado e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora do instituto de informática da Universidade Federal de Goiás onde exerce o cargo de Coordenadora do Programa de mestrado em Ciências da Computação. Orienta discentes de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em algoritmos e estruturas de dados, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos evolutivos, complexidade de algoritmos e representações de estrutura de dados para problemas modelados por grafos. As pesquisas envolvem problemas fundamentais presentes em problemas do mundo real tais como: roteamento de veículos, reconfiguração de redes elétricas, reconstrução filogenética e predição de estruturas de proteínas. Além de colaborações com instituições nacionais, os projetos em vigência incluem pesquisadores da Universidade de Wyoming (E.U.A) e Johannes Gutenberg University of Mainz (Alemanha).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6296363436468330

Colaboradores

Cássio Leonardo Rodrigues

Docente Titulação IES de atuação
Cássio Leonardo Rodrigues Doutor(a) UFG
Sobre
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, projeto de software e verificação funcional.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2590620617848677

Elisângela Silva Dias

Docente Titulação IES de atuação
Elisângela Silva Dias Doutor(a) UFG
Sobre
Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal de Goiás. É doutora em Ciência da Computação (2015), pela Universidade Federal de Goiás em ampla associação com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, na área de Representação de Álgebras e Temas Afins, com tese intitulada "Reconhecimento polinomial de álgebras cluster de tipo finito". Possui mestrado em Ciência da Computação (2010), pela Universidade Federal de Goiás, na área de Algoritmos e Grafos, com dissertação intitulada "Alianças defensivas em grafos". Possui graduação em Sistemas de Informação (2006), pela Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de algoritmos, álgebras cluster, teoria do grafos, alianças em grafos, matemática discreta, lógica matemática, banco de dados e programação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0138908377103572

Gustavo Teodoro Laureano

Docente Titulação IES de atuação
Gustavo Teodoro Laureano Doutor(a) UFG
Sobre
Possui Doutorado e Mestrado pelo programa de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo/Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) na área de Processamento de Sinais e Instrumentação e graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atualmente é professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG) e membro do programa de Mestrado em Ciência da Computação - INF/UFG. Tem interesse nas áreas de Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões e Processamento Digital de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: Extração e Reconhecimento de Padrões em Imagens, Navegação Visual, Visão Estereoscópica, Calibração de Câmeras, Algoritmos de Reconhecimento de Padrões e Calibração Multivariada.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4418446095942420

Leonardo Antônio Alves

Docente Titulação IES de atuação
Leonardo Antônio Alves Mestre(a) UFG
Sobre
Possui mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2010), graduação em Administração pela Unifan (2013), graduação em Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005) e graduação em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001). Atualmente é conselheiro do Comitê de Democratização da Informática de Goiás, atua como professor e coordenador de curso na Faculdades Alfredo Nasser, professor na Faculdade Delta, professor na UFG - Universidade Federal de Goiás e assessor - LP Software, Assessoria e Consultoria Empresarial. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança em redes de computadores, desenvolvimento de aplicações e engenharia, arquitetura e qualidade de sistemas, administração e auditoria em empresas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0910527881097045

Luis Fernando Ramos Molinaro

Docente Titulação IES de atuação
Luis Fernando Ramos Molinaro Doutor(a) UNB
Sobre
Possui graduação em Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica pela Universidade de Brasília (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Associado IV da Universidade de Brasília, trabalhando principalmente nos seguintes temas: telecomunicações, videoconferência, educação, redes de comunicação, gestão de processos e gestão de organizações de TI. Atua no alinhamento de TI e Negócios, na definição de estratégia e modelo de governança. Particularmente, os interesses de pesquisa atuais incluem: avaliação do uso de arquitetura orientada a serviço e gerenciamento de processos de negócio para maximinizar a eficácia e eficiência dos Serviços Públicos prestados com apoio da Tecnologia da Informação no Setor Governamental.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0997629063334821

Marcelo Ricardo Quinta

Docente Titulação IES de atuação
Marcelo Ricardo Quinta Mestre(a) UFG
Sobre
Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, tem experiência em ensino na UFG, PUC-GO, UCT, SENAI-FATESG e Globalcode. Atua na área de Engenharia de software, realizando pesquisas e projetos relacionados a tecnologias em computação móvel e ubíqua, gerência de projetos através de metodologias ágeis, interfaces ricas e ensino de programação. Possui prêmio de 3a. melhor dissertação de Mestrado em Informática Aplicada na Educação, em 2011, título "Intel Innovator" e considerado o 4o. melhor desenvolvedor de aplicativos do Brasil segundo a iMasters UOL. Como trabalho voluntário na área acadêmica, é organizador do Google Developer Groups de Goiânia, além de acumular muitas horas de palestras e minicursos ministrados na área de desenvolvimento de software, no Brasil e no exterior.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8015038176149979

Paulo Rogério Foina

Docente Titulação IES de atuação
Paulo Rogério Foina Doutor(a) UniCEUB
Sobre
Físico, pela Universidade Federal de São Carlos (1976), Mestre em Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - USP (1979) e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é Coordenador de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário de Brasilia - UniCEUB e sócio gerente da Sistema de Informação e Tecnologia Ltda.. Tem experiência profissional e docente na área de Ciência da Computação e desenvolve estudos e pesquisa em Gestão de Tecnologia e Inovação. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Gestão de Tecnologia, Inovação, Governança de TI, Planejamento Estratégico e Tecnologias emergentes aplicadas à industria moderna (IoT, BigData, RFID, Cloud Computing)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2340113518789981

Renata Dutra Braga

Docente Titulação IES de atuação
Renata Dutra Braga Mestre(a) UFG
Sobre
Renata Dutra Braga é mestre e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, pós-graduada em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo e em Qualidade e Gestão de Software pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Concluiu o Bacharelado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Anápolis. Tem interesse em modelagem de processo de negócio, requisitos, análise de sistemas orientada a objetos, gerência de projetos de software ágil e padrões para construção de registro eletrônico em saúde interoperável (OpenEHR).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3893158152564208

Sérgio Teixeira de Carvalho

Docente Titulação IES de atuação
Sérgio Teixeira de Carvalho Doutor(a) UFG
Sobre
Sérgio Teixeira de Carvalho possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestrado e Doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), além de Especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (UCB) É professor efetivo do Instituto de Informática (INF/UFG) desde 2006, atuando no mestrado, na especialização e na graduação, sempre na área de Computação. Ocupa atualmente o cargo de Diretor do INF/UFG, tendo atuado na vice-direção por quatro anos. Foi professor em diversas Faculdades e Centros Universitários em cursos de graduação e de especialização na área de Computação, exercendo também o cargo de Coordenador de cursos. Foi Analista do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás durante nove anos, onde atuou, principalmente, como Coordenador de Projetos de software, além de exercer o cargo de Diretor da Divisão de Sistemas de Informação, responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos sistemas do Tribunal, e o cargo de Diretor da Divisão de Suporte Tecnológico, responsável pela infraestrutura de hardware e software. Por mais de dezessete anos, atuou como Profissional de Tecnologia da Informação de diversas empresas públicas e privadas, exercendo atividades de Desenvolvimento de Software, de Administração de Bancos de Dados e de Administração de Redes e Sistemas. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software. Seus principais campos de atuação são Computação Ubíqua/Pervasiva, em especial voltada para aplicações na área de Informática em Saúde, Arquitetura de Software, Linha de Produto de Software Dinâmico, Arquiteturas Autoadaptáveis, além de Tecnologias de Aprendizagem e Educação a Distância
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2721053239592051

Disciplinas


Disciplinas Obrigatórias

Engenharia de Software

Carga horária: 30h


Sinopse:

Na modernidade, o desenvolvimento organizacional depende fundamentalmente dos sistemas de informação. Estes, por sua vez, estão imbricados em cenários complexos, especialmente porque envolvem domínios de atividade humana e porque sofrem com a emergência dos pressupostos da imprevisibilidade, da instabilidade e da incerteza. Com os sistemas de inteligência de negócio não é diferente. Esta disciplina apresenta os arquétipos que orientam o desenvolvimento de sistemas de informação, em geral, e sistemas de BI, em particular, e servir de parâmetro de avaliação para a condução de projetos.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Critchlow, Terence; van Dam, Kerstin kleese. Data-Intensive Science. CRC Press, 2013.

● Senge, Peter M. A Quinta Disciplina - Arte e Prática da Organização que Aprende. 29.ed., Rio de Janeiro: BestSeller, 2013.

● Valença, Antonio Carlos. Aprendizagem Organizacional - 123 Aplicações Práticas de Arquétipos Sistêmicos. São Paulo: Senac, 2011.

● Ackoff, Russell Lincoln. Planejamento empresarial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e científicos, 1975. 114 p.

● Beer, Stafford. Cibernética e administração industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

● Forrester, J. Principles of Systems. MIT Press, Cambridge, Mass, 1968.

● Hardoon, David Roi; Shmueli, Galit. Getting Started with Business Analytics. CRC Press, 2007.

● Sterman, John. Business Dynamics: Systems Thinking and Modeling for a Complex World. McGraw-Hill Education, 2000.

● Vasconcellos, M. J. Pensamento Sistêmico: O Novo Paradigma da Ciência. 10.ed. rev. e atual, Campinas-SP: Papirus, 2013.

Banco de dados e Persistência

Carga horária: 15h


Sinopse:

O designer sabe que para identifcar os reais problemas e solucioná-los de maneira mais efetiva, é preciso abordá-los sob diversas perspectivas e ângulos. Assim, prioriza o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, que trazem olhares diversifcados e oferecem interpretações variadas sobre a questão e, assim, soluções inovadoras. Neste curso, será promovida a aplicação de metodologias inovadoras de design em projetos de produtos e de serviços. Além disso, proporcionará o desenvolvimento das habilidades e competências do pensamento sistêmico nos profissionais que se relacionam diretamente com empresas, buscando a inovação em projetos de tecnologias.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Brown, Tim, Katz, Barry. Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Elsevier, 2010.

● Ferreira, Luis, Pinheiro, Tennyson. Design Thinking Brasil. Elsevier, 2011.

● Stickdorn, Marc. Isto É Design Thinking de Serviços. Fundamentos, Ferramentas, Casos. Bookman, 2014.

● Júdice, Andrea Castello Branco; Júdice, M.O. . Thoughts and reflection on social design: A significant field of design.. In: Sattu Miettinen. (Org.). Design your action: Social design in practise. Helsinki: Univirsity of Art and Design Helsinki, 2007, v. , p. 44-53.

● Martin, Roger L. Design de Negócios. Elsevier, 2010.

● Kelley, David; Kelley, Tom. Confiança Criativa. HSM, 2014.

● Melo, Adriana; Abelheira, Ricardo. Design Thinking & Thinking Design. Novatec, 2015.

Análise e Projeto de Algoritmos

Carga horária: 15h


Sinopse:

Buscar uma estratégia de inovação em uma empresa exige a mobilização de muitos esforços e recursos. Mobilizar e engajar as pessoas em prol de um novo empreendimento é um dos fatores críticos de sucesso para implementar uma boa estratégia de inovação. Viabilizar as interações entre pessoas, equipes do projeto e entre empresas, com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento das partes envolvidas e afetadas, de maneira lúdica, é o que caracteriza a Gameficação.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Chou, Yu-kai. Actionable Gamification - Beyond Points, Badges, and Leaderboards. Octalysis Media, 2015.

● Fiani, Ronaldo. Teoria dos Jogos. 4a. Ed., Elsevier, 2015.

● Kapp, Karl M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012.

● Alves, Flora. Gamification - Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo. DVS Editora, 2014.

● Zichermann, Gabe; Cunningham, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. O'Reilly Media, 2011.

Metodologia Científica

Carga horária: 15h


Sinopse:

Um dos fatores menos evidentes, que torna difícil a decisão nas ações humanas, é a complexidade do mundo moderno. Os problemas de decisão são considerados complexos quando compreendem vários elementos ou aspectos distintos, cujas múltiplas formas possuem relações de interdependências, dificultando sua clareza e entendimento. Nesse sentido, a disciplina visa abordar métodos e abordagens de análise de decisão pautadas pelos aspectos comportamentais.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades com viés prático.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Bazerman, Max H. Processo Decisório. 8a. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, 424p.

● Pammi V. S. Chandrasekhar; Srinivasan, Narayanan. Decision Making: Neural and Behavioural Approaches. 1st ed., Elsevier, 2013.

● Wilhelms, Evan A.; Reyna, Valerie F. Neuroeconomics, Judgment, and Decision Making. 1st ed., Psychology Press, 2014.

● Bazerman, Max H.; Moore, Don A. Judgment in Managerial Decision Making. 8th ed., Wiley, 2013.

● Kahneman, Daniel; Slovic, Paul; Tversky, Amos. Judgment under Uncertainty: Heuristics and Biases. 1st Ed., Cambridge University Press, 1982.

● March, James G.; Simon, Herbert A. Organizations. 2nd Ed., Wiley-Blackwell, 1993.

● Simon, Herbert A. Administrative Behavior: A Study of Decision-making Processes in Administrative Organisations. 4th Ed., Free Press, 2013.

● Tversky, Amos. Preference, Belief, and Similarity: Selected Writings. A Bradford Book, 2003.


Disciplinas Eletivas

Estudo Dirigido

Carga horária: 30h


Sinopse:

Na modernidade, o desenvolvimento organizacional depende fundamentalmente dos sistemas de informação. Estes, por sua vez, estão imbricados em cenários complexos, especialmente porque envolvem domínios de atividade humana e porque sofrem com a emergência dos pressupostos da imprevisibilidade, da instabilidade e da incerteza. Com os sistemas de inteligência de negócio não é diferente. Esta disciplina apresenta os arquétipos que orientam o desenvolvimento de sistemas de informação, em geral, e sistemas de BI, em particular, e servir de parâmetro de avaliação para a condução de projetos.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Critchlow, Terence; van Dam, Kerstin kleese. Data-Intensive Science. CRC Press, 2013.

● Senge, Peter M. A Quinta Disciplina - Arte e Prática da Organização que Aprende. 29.ed., Rio de Janeiro: BestSeller, 2013.

● Valença, Antonio Carlos. Aprendizagem Organizacional - 123 Aplicações Práticas de Arquétipos Sistêmicos. São Paulo: Senac, 2011.

● Ackoff, Russell Lincoln. Planejamento empresarial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e científicos, 1975. 114 p.

● Beer, Stafford. Cibernética e administração industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

● Forrester, J. Principles of Systems. MIT Press, Cambridge, Mass, 1968.

● Hardoon, David Roi; Shmueli, Galit. Getting Started with Business Analytics. CRC Press, 2007.

● Sterman, John. Business Dynamics: Systems Thinking and Modeling for a Complex World. McGraw-Hill Education, 2000.

● Vasconcellos, M. J. Pensamento Sistêmico: O Novo Paradigma da Ciência. 10.ed. rev. e atual, Campinas-SP: Papirus, 2013.

Arquitetura de Sistemas de Informação

Carga horária: 15h


Sinopse:

O designer sabe que para identifcar os reais problemas e solucioná-los de maneira mais efetiva, é preciso abordá-los sob diversas perspectivas e ângulos. Assim, prioriza o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, que trazem olhares diversifcados e oferecem interpretações variadas sobre a questão e, assim, soluções inovadoras. Neste curso, será promovida a aplicação de metodologias inovadoras de design em projetos de produtos e de serviços. Além disso, proporcionará o desenvolvimento das habilidades e competências do pensamento sistêmico nos profissionais que se relacionam diretamente com empresas, buscando a inovação em projetos de tecnologias.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Brown, Tim, Katz, Barry. Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Elsevier, 2010.

● Ferreira, Luis, Pinheiro, Tennyson. Design Thinking Brasil. Elsevier, 2011.

● Stickdorn, Marc. Isto É Design Thinking de Serviços. Fundamentos, Ferramentas, Casos. Bookman, 2014.

● Júdice, Andrea Castello Branco; Júdice, M.O. . Thoughts and reflection on social design: A significant field of design.. In: Sattu Miettinen. (Org.). Design your action: Social design in practise. Helsinki: Univirsity of Art and Design Helsinki, 2007, v. , p. 44-53.

● Martin, Roger L. Design de Negócios. Elsevier, 2010.

● Kelley, David; Kelley, Tom. Confiança Criativa. HSM, 2014.

● Melo, Adriana; Abelheira, Ricardo. Design Thinking & Thinking Design. Novatec, 2015.

Gerência de Projetos

Carga horária: 15h


Sinopse:

Buscar uma estratégia de inovação em uma empresa exige a mobilização de muitos esforços e recursos. Mobilizar e engajar as pessoas em prol de um novo empreendimento é um dos fatores críticos de sucesso para implementar uma boa estratégia de inovação. Viabilizar as interações entre pessoas, equipes do projeto e entre empresas, com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento das partes envolvidas e afetadas, de maneira lúdica, é o que caracteriza a Gameficação.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Chou, Yu-kai. Actionable Gamification - Beyond Points, Badges, and Leaderboards. Octalysis Media, 2015.

● Fiani, Ronaldo. Teoria dos Jogos. 4a. Ed., Elsevier, 2015.

● Kapp, Karl M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012.

● Alves, Flora. Gamification - Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo. DVS Editora, 2014.

● Zichermann, Gabe; Cunningham, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. O'Reilly Media, 2011.

Gerência de Processos

Carga horária: 15h


Sinopse:

Um dos fatores menos evidentes, que torna difícil a decisão nas ações humanas, é a complexidade do mundo moderno. Os problemas de decisão são considerados complexos quando compreendem vários elementos ou aspectos distintos, cujas múltiplas formas possuem relações de interdependências, dificultando sua clareza e entendimento. Nesse sentido, a disciplina visa abordar métodos e abordagens de análise de decisão pautadas pelos aspectos comportamentais.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades com viés prático.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Bazerman, Max H. Processo Decisório. 8a. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2014, 424p.

● Pammi V. S. Chandrasekhar; Srinivasan, Narayanan. Decision Making: Neural and Behavioural Approaches. 1st ed., Elsevier, 2013.

● Wilhelms, Evan A.; Reyna, Valerie F. Neuroeconomics, Judgment, and Decision Making. 1st ed., Psychology Press, 2014.

● Bazerman, Max H.; Moore, Don A. Judgment in Managerial Decision Making. 8th ed., Wiley, 2013.

● Kahneman, Daniel; Slovic, Paul; Tversky, Amos. Judgment under Uncertainty: Heuristics and Biases. 1st Ed., Cambridge University Press, 1982.

● March, James G.; Simon, Herbert A. Organizations. 2nd Ed., Wiley-Blackwell, 1993.

● Simon, Herbert A. Administrative Behavior: A Study of Decision-making Processes in Administrative Organisations. 4th Ed., Free Press, 2013.

● Tversky, Amos. Preference, Belief, and Similarity: Selected Writings. A Bradford Book, 2003.

Gerência de Serviços

Carga horária: 15h


Sinopse:

Os Sistemas inteligentes de apoio à decisão (SIAD) estão sendo aplicados de forma exitosa nas mais diversas áreas de negócio, incluindo previsões, otimizações, análise de risco, controle, inferência, modelagem e detecção de fraude. As soluções baseadas nesses sistemas subsidiam os gestores, agentes de decisão e decisores em aplicações complexas e extensas, consideradas difíceis e muito restritivas. Nesta disciplina serão estudadas as principais técnicas empregadas para construção de SAD e SIAD.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Burstein, F.; Holsapple, C. W. Handbook on Decision Support Systems 1, Basic Themes, Springer, 2008. Disponível on-line em: .

● Burstein, F.; Holsapple, C. W. Handbook on Decision Support Systems 2, Variations, Springer, 2008. Disponível on-line em: .

● Poole, David; Mackworth, Alan. Artificial Intelligence: Foundations of Computational Agents. Cambridge University Press, 2010. Disponível on-line em:

● Daumé III, Hal. A Course in Machine Learning. University of Maryland. 2012. Disponível on-line em:

● Grigorie, Lucian. Fuzzy Controllers, Theory and Applications, INTECH, 2011.

● Luke, Sean. Essentials of Metaheuristics. Lulu, 2nd Ed. 2013. Disponível on-line em:

● Nilsson, Nils J. The Quest for Artificial Intelligence a History of Ideas and Achievements. Cambridge University Press, 2010. Disponível on-line em:

● Vizureanu, Petrica. Expert Systems, INTECH, 2010. Disponível on-line em:

Governança de Sistemas e Tecnologias da Informação

Carga horária: 30h


Sinopse:

Os modelos estatísticos descritivos e inferenciais subsidiam a Ciência de Dados, capacitando os pesquisadores para extrair conhecimento e obter melhores resultados de grandes projetos. Tornam propícias as estratégias de análise aplicada em dados não convencionais: grandes volumes, variedades e heterogeneidade. A estatística é usada para a exploração dos dados por meio da descrição de várias técnicas de análise de dispersão e de medida central (média, mediana, moda e faixa de valores) combinadas com gráficos (Histogramas, Frequência, Barra, BoxPlot, Dispersão). O surgimento da mineração de dados é fundamento na estatística, ou seja, dentre outros pilares, o estudo numérico de dados relacionados subjaz a mineração de dados.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Belfiore, Patrícia. Estatística, 1a. Ed., Elsevier, 2015.

● Fávero, Luiz P.; Belfiore, Patrícia. Manual de Análise de Dados. 2a. Ed., Elsevier, 2016.

● Wooldridge, Jeffrey M. Introductory Econometrics: A Modern Approach. South Western Educational Publishing, 2016.

● Fávero, Luiz P. Análise de Dados - Modelos de Regressão com Excel, STATA e SPSS. 1a. Ed., Elsevier, 2015.

● Lapponi, Juan. Estatística Usando Excel, 4a. Ed., Elsevier, 2005.

Informática em Saúde I

Carga horária: 15h


Sinopse:

Em meio aos grandes aglomerados de dados disponíveis no âmbito organizacional, muitos são os desafios para se buscar a estruturação de informações e a consequente criação de conhecimentos passíveis de serem sistematizados e servirem de substratos para a ação. Portanto, não é uma jornada trivial partir dos dados brutos e obter ao final do ciclo de transformações sucessivas aprendizado, insights e inovações. É neste contexto em que esta disciplina se justifica, face a necessidade de uso das unidades informacionais para tomada de decisões, implicando a geração de conhecimentos organizacionais.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades com viés prático.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Choo, C. W. A organização do conhecimento: Como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo; Ed. do SENAC, 2006.

● McGee, J.;Prusak. Gerenciamento Estratégico da Informação. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.

● Alvarenga Neto, R. Gestão do Conhecimento em Organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo. São Paulo: Saraiva, 2008.

● Davenport, Thomas H.; Prusak, Laurence. Conhecimento empresarial: como as empresas gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

● Johnson, J. D. Gestão de Redes de Conhecimento. São Paulo: Ed. SENAC, 2009.

● Nonaka, I.; Takeuchi, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

● Souto, Leonardo Fernandes. Gestão da Informação e do Conhecimento: Práticas e Reflexões. Interciência, 1a Edição, 2013.

● Terra, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 3. ed. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

Informática em Saúde II

Carga horária: 15h


Sinopse:

Arquitetura da informação: histórico, conceitos e definições; Necessidades da informação e comportamento de busca; Sistemas de organização: metadados, vocabulários controlados, taxonomias, thesaurus, e ontologias; Tipos de sistemas de busca, rotulagem e navegação; Prototipação de baixa e alta fidelidade; Avaliação de arquitetura da informação; Ferramentas e softwares aplicados à Arquitetura da Informação.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades com viés prático. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Batley, Sue. Information architecture for information professional. Chandos: Oxford 2007.

● Gilchrist, Alan; Mahon, Barry; Morville, Peter. Information Architecture. Neal-Schuman Publishers, 2004.

● Rosenfeld, Louis; Morville, Peter; Arango, Jorge. Information Architecture: For the Web and Beyond. O'Reilly Media, 2015.

● Lazar, Jonathan. Universal usability: Designing computer interfaces for diverse user populations. Hoboken, NJ.: John Wiley & Sons, 2007.

● Nielsen, Jakob; Loranger, Hoa. Usabilidade na web: projetando web sites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Segurança da Informação

Carga horária: 30h


Sinopse:

Fundamentos de Big Data e Big Analytics. Ecossistema de Big Data. Arquitetura e Soluções Comerciais Hadoop. Introdução ao Spark. Bancos de dados NoSQL. Como as empresas estão utilizando Big Data.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Michael Minelli, Michele Chambers, Ambiga Dhiraj. Big Data, Big Analytics: Emerging Business Intelligence and Analytic Trends for Today's Businesses. Wiley CIO Series. 2013

● White, Tom (2012). Hadoop: The Definitive Guide (3rd ed.). O'Reilly.

● EMC Education Services. Data Science and Big Data Analytics: Discovering, Analyzing, Visualizing and Presenting Data. John Wiley & Sons. 2014

● Venner, Jason (June 22, 2009). Pro Hadoop (1st ed.). Apress. p. 440. ISBN 1-430-21942-4

● McCreary, Dan; Kelly, Ann (2013). Making Sense of NoSQL: A guide for managers and the rest of us.

● Wiese, Lena (2015). Advanced Data Management for SQL, NoSQL, Cloud and Distributed Databases. DeGruyter/Oldenbourg.

● Sadalage, Pramod; Fowler, Martin (2012). NoSQL Distilled: A Brief Guide to the Emerging World of Polyglot Persistence. Addison-Wesley.

Aprendizado de Máquina I

Carga horária: 30h


Sinopse:

Diferentemente do que é feito nos modelos estatísticos, sejam eles Clássicos ou Bayesianos, na Análise Exploratória de Dados (AED) não há a imposição de um modelo aos dados, mas sim uma atividade de mineração nos dados que pode, eventualmente, indicar qual o melhor modelo. O modelo de AED vai além do uso descritivo da estatística, procura olhar de forma mais profunda os dados, sem resumir muito a quantidade de informações. A finalidade, portanto, é examinar os dados previamente à aplicação de qualquer técnica estatística. Desta forma o analista consegue um entendimento básico de seus dados e das relações existentes entre as variáveis analisadas.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Tukey, John W. Exploratory Data Analysis. Pearson, 1977.

● Jain, A. K., Dubes, R. C., Algorithms for Clustering Data, Prentice Hall, 1988.

● Xu, R., Wunsch, D., Clustering, IEEE Press, 2009.

● Gan, G., Ma, C., Wu, J., Data Clustering: Theory, Algorithms, and Applications, SIAM Series on Statistics and Applied Probability, 2007.

● Kogan, J., Introduction to Clustering Large and High Dimensional Data, Cambridge University Press, 2006.

● Everitt, B. S., Landau, S., Leese, M., Cluster Analysis, Hodder Arnold Publication, 2001.

● Arabie, P., Hubert, L. J., Soete, G., Clustering and Classification, World Scientific Publ., 1996

● Höppner, F., Klawonn, F., Kruse, R., Runkler, T., Fuzzy Cluster Analysis,1999

● Kaufman, L., Rousseeuw, P. J., Finding Groups in Data An Introduction to Cluster Analysis, Wiley, 1990.

● Hartigan, J. A., Clustering Algorithms, John Wiley & Sons, 1975.

● Anderberg, M. R., Cluster Analysis for Applications, Academic Press, 1973

Aprendizado de Máquina II

Carga horária: 30h


Sinopse:

A área de Data Mining (ou Mineração de Dados) teve início nos anos de 1990 como uma importante subárea de estudo em bancos de dados. O objetivo é a extração de padrões e conhecimento úteis e interessantes que se encontram "escondidos" em grandes volumes de dados. Data Mining tem integrado (com sucesso) técnicas das áreas de bancos de dados, estatística e inteligência artificial. Nesta disciplina apresentamos a arquitetura, as principais práticas e o delineamento de processos de mineração de dados no contexto da inteligência de negócios, metodologias para preparação dos dados, interpretação de seus resultados e assimilação dos conhecimentos obtidos de forma automática. As organizações, em geral, requistiam soluções de mineração de dados para: detectar fraudes, minimizar riscos, antecipar demanda de recursos, aumentar a taxa de resposta de campanhas de marketing, minimizar atritos com clientes e avaliação de desempenho organizacional.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Pang-Ning Tan, Michael Steinbach, Vipin Kumar: Introduction to Data Mining. Addison-Wesley, 2006.

● Anand Rajaraman, Jure Leskovec, Jeffrey D. Ullman - Mining Massive Datasets, Cambridge University Press, 2012.

● Mohammed J. Zaki, Wagner Meira Jr. Data Mining and Analysis: Fundamental Concepts and Algorithms - Cambridge University Press, 2014.

● Han, J.; Kamber, M. Data Mining: Concepts and Techniques. 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2006.

● Gama, J. Knowledge Discovery from Data Streams. Chapman & Halll. Data Mining and Knowledge Discovery Series, 2010.

● Witten, I. H. ; Frank, E. Data Mining: Practical Machine Learning - Tools and Techniques. 2nd Ed., Morgan Kaufmann, 2005.

Redes Neurais

Carga horária: 30h


Sinopse:

Um dos grandes desafios do mundo corporativo nesta era da informação é manter seus depósitos de dados digitais, que servem para armazenar informações detalhadas relativamente à sua operação, criando e organizando relatórios e consultas por meio de históricos que são depois usados pela própria empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos revelados. Pensando nisso, a disciplina de Modelagem e Arquitetura de Data Warehouse propiciará o conhecimento técnico para consecução de projetos de BI, com ênfase na armazenagem, organização e estruturas de acesso aos dados.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Ponniah, Paulraj - Data warehousing fundamentals for IT professionals. John Wiley & Sons, Inc. 2nd Edition

● Kimball, Ross. "The Data Warehouse Toolkit: The Complete Guide to Dimensional Modeling (Second Edition)", Wiley, 2002. ISBN 0471200247.

● Venerable, Michael and Adamson, Christopher. Data Warehouse Design Solutions. Wiley, 1998.

● Kimball, Caserta. "The Data Warehouse ETL Toolkit", Wiley. 2004. ISBN 0764567578.

● Kimball, et al. "The Data Warehouse Lifecycle Toolkit", Wiley, 1998. ISBN 0471255475.

● Oliveira, Wilson Jose. "Data Warehouse", 2002, Ed. Bookstore Livraria Ltda.

● Data Warehousing in the Age of Big Data

● Adamson, Christopher. Star Schema The Complete Reference, 1997. 1st Edition Mc Graw Hill.

● Mastering Data Warehouse Design: Relational and Dimensional Techniques

Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão

Carga horária: 30h


Sinopse:

Técnicas para inferir sentimentos baseadas em dicionários léxicos. Aprendizado de máquina supervisionado e não supervisionado. Processamento de linguagem natural.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Bing, Liu. “Sentiment Analysis: mining opinions, sentiments, and emotions”. Cambridge University Press, 2015.

● Bing, Liu. “Sentiment Analysis and Opinion Mining”. Morgan & Claypool, May 2012.

● Pang, Bo and Lee, Lillian. Opinion Mining and Sentiment Analysis, Ebook in Foundations and Trends in Information Retrieval, Vol. 2, Nos. 1–2 (2008).

● Tom Mitchell, Machine Learning, 1997, McGraw¬Hill

● Faceli, Katti; Lorena, Ana Carolina; Gama, João; de Carvalho, A. C. P. L. F. Inteligência Artificial - Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011

● Alpaydin, E. (2004). Introduction to Machine Learning. MIT Press

● Bishop, C. M. (2006). Pattern Recognition and Machine Learning. Springer

● Marsland, S. (2009). Machine Learning: An Algorithmic Perspective, Chapman & Hall/Crc Machine Learning & Pattern Recognition

● Bird, Klein and Loper (2009), Natural Language Processing with Python, 1nd Edition (Python 2), 2nd Edition (Python 3).

Gameficação

Carga horária: 30h


Sinopse:

Análise léxica. Análise sintática. Análise semântica de linguagem natural.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● C.D. Manning and H. Schütze. “Foundations of statistical natural language processing”. 1999, MIT Press.

● E. Reiter e R. Dale. Building natural language generation systems. 2000, Cambridge University Press.

● J. Allen. “Natural Language Understanding”. 1995, Addison-Wesley.

● Allen, J. Natural language understanding. 2.ed. Menlo Park: The Benjamin/Cummings, 1995. 574p. ARARIBÓIA, G.

● Inteligência Artificial: um curso prático. Rio de Janeiro: LTC,1989. 282p.AMBLE, T.

● Logic programming and knowledge engineering. Wokingham:Addison-Wesley, 1987. 281p.

● S. Russell & P. Norvig. Artificial Intelligence: a Modern Approach, 1995, Prentice-Hall.

● Wallace, M. Communicating with databases in natural language. England: EllisHorwood, 1984. 170p.

Projeto de Software

Carga horária: 30h


Sinopse:

Domínios de arquitetura: negócio, social, comportamental, processos, serviços, aplicação, dados, informação e técnica. Design de sistemas de BI centrado na modelagem de arquiteturas. Da estruturação de problemas a viabilização de sistemas de BI.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades com viés prático. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Foreman, J. W. (2014), Data smart: using data science to transform information into insight, John Wiley & Sons, Indianápolis, E. U. A.

● Provost, F.; Fawcett, T. (2013). Data science for business, O'Reilly, Sebastopol, E. U. A.

● Sauter, V. L. (2010), Decision Support Systems for Business Intelligence, John Wiley & Sons, 2a ed., Nova Jersey, E. U. A.

● Haan, A.; Heer, P. (2015). Solving complex problems: professional group decision-making support in highly complex situations, eleven, 2a ed., Holanda.

● Ivie, S. (2015), Building Dynamics CRM 2015 Dashboards With Power BI, Packt Publishing: Birmingham, Inglaterra.

● Marr, B. (2015). Big Data: using smart big data analytics and metrics to make better decisions and improve performance, John Wiley & Sons, Chichester, Inglaterra.

● Shriparv, S. (2014). Learning Base: learn the fundamentals of HBase administration and development with the help of real-time scenarios, Packt Publishing: Birmingham, Inglaterra.

● Zumel, N.; Mount, J. (2014). Practical data science with R, Manning, Nova Iorque, E. U. A.

Engenharia de Requisitos

Carga horária: 15h


Sinopse:

Fundamentos e modelos de arquitetura de computação em nuvem (cloud computing). Tipificação de serviços e soluções de cloud computing. Projetos de migração e implantação de cloud computing: aspectos de funcionalidade, desempenho e segurança. Soluções para negócios de pequeno e médio porte.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Erl, T.; Puttini, R. Cloud Computing: Concepts, Technology & Architecture. Prentice Hall, 2013.

● Kavis, Michael J. Architecting the Cloud: Design Decisions for Cloud Computing Service Models (SaaS, PaaS, and IaaS). Wiley, 2014.

● Ruparelia, N. B. Cloud Computing. The MIT Press, 2016.

Construção de Software

Carga horária: 15h


Sinopse:

Casos de negócio e modelagem de requisitos para implementação de projetos de Business Intelligence (BI). Requisitos de negócio, de aplicação e de infraestrutura. BIaaS – BI como serviço. Self-service BI. BI mobile. Modelagem de Arquiteturas de Sistemas de BI. Proposta metodológica para projetos de BI. Desenvolvimento de projetos de sistema de apoio à decisão centrado em BI e Big Data.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Provost, F.; Fawcett, T. (2013). Data science for business, O'Reilly, Sebastopol, E. U. A.

● Sauter, V. L. (2010), Decision Support Systems for Business Intelligence, John Wiley & Sons, 2a ed., Nova Jersey, E. U. A.

● Zumel, N.; Mount, J. (2014). Practical data science with R, Manning, Nova Iorque, E. U. A.

● Ivie, S. (2015), Building Dynamics CRM 2015 Dashboards With Power BI, Packt Publishing: Birmingham, Inglaterra.

Processos de Suporte ao Desenvolvimento de Software

Carga horária: 15h


Sinopse:

Casos de negócio e modelagem de requisitos para implementação de projetos de Business Intelligence (BI). Requisitos de negócio, de aplicação e de infraestrutura. BIaaS – BI como serviço. Self-service BI. BI mobile. Modelagem de Arquiteturas de Sistemas de BI. Proposta metodológica para projetos de BI. Desenvolvimento de projetos de sistema de apoio à decisão centrado em BI e Big Data.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Provost, F.; Fawcett, T. (2013). Data science for business, O'Reilly, Sebastopol, E. U. A.

● Sauter, V. L. (2010), Decision Support Systems for Business Intelligence, John Wiley & Sons, 2a ed., Nova Jersey, E. U. A.

● Zumel, N.; Mount, J. (2014). Practical data science with R, Manning, Nova Iorque, E. U. A.

● Ivie, S. (2015), Building Dynamics CRM 2015 Dashboards With Power BI, Packt Publishing: Birmingham, Inglaterra.

Tópicos em Sistemas de Informação I

Carga horária: 15h


Sinopse:

Casos de negócio e modelagem de requisitos para implementação de projetos de Business Intelligence (BI). Requisitos de negócio, de aplicação e de infraestrutura. BIaaS – BI como serviço. Self-service BI. BI mobile. Modelagem de Arquiteturas de Sistemas de BI. Proposta metodológica para projetos de BI. Desenvolvimento de projetos de sistema de apoio à decisão centrado em BI e Big Data.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Provost, F.; Fawcett, T. (2013). Data science for business, O'Reilly, Sebastopol, E. U. A.

● Sauter, V. L. (2010), Decision Support Systems for Business Intelligence, John Wiley & Sons, 2a ed., Nova Jersey, E. U. A.

● Zumel, N.; Mount, J. (2014). Practical data science with R, Manning, Nova Iorque, E. U. A.

● Ivie, S. (2015), Building Dynamics CRM 2015 Dashboards With Power BI, Packt Publishing: Birmingham, Inglaterra.

Tópicos em Sistemas de Informação II

Carga horária: 15h


Sinopse:

Casos de negócio e modelagem de requisitos para implementação de projetos de Business Intelligence (BI). Requisitos de negócio, de aplicação e de infraestrutura. BIaaS – BI como serviço. Self-service BI. BI mobile. Modelagem de Arquiteturas de Sistemas de BI. Proposta metodológica para projetos de BI. Desenvolvimento de projetos de sistema de apoio à decisão centrado em BI e Big Data.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Provost, F.; Fawcett, T. (2013). Data science for business, O'Reilly, Sebastopol, E. U. A.

● Sauter, V. L. (2010), Decision Support Systems for Business Intelligence, John Wiley & Sons, 2a ed., Nova Jersey, E. U. A.

● Zumel, N.; Mount, J. (2014). Practical data science with R, Manning, Nova Iorque, E. U. A.

● Ivie, S. (2015), Building Dynamics CRM 2015 Dashboards With Power BI, Packt Publishing: Birmingham, Inglaterra.

Tópicos em Engenharia de Software I

Carga horária: 15h


Sinopse:

Casos de negócio e modelagem de requisitos para implementação de projetos de Business Intelligence (BI). Requisitos de negócio, de aplicação e de infraestrutura. BIaaS – BI como serviço. Self-service BI. BI mobile. Modelagem de Arquiteturas de Sistemas de BI. Proposta metodológica para projetos de BI. Desenvolvimento de projetos de sistema de apoio à decisão centrado em BI e Big Data.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Provost, F.; Fawcett, T. (2013). Data science for business, O'Reilly, Sebastopol, E. U. A.

● Sauter, V. L. (2010), Decision Support Systems for Business Intelligence, John Wiley & Sons, 2a ed., Nova Jersey, E. U. A.

● Zumel, N.; Mount, J. (2014). Practical data science with R, Manning, Nova Iorque, E. U. A.

● Ivie, S. (2015), Building Dynamics CRM 2015 Dashboards With Power BI, Packt Publishing: Birmingham, Inglaterra.

Tópicos em Engenharia de Software II

Carga horária: 15h


Sinopse:

Casos de negócio e modelagem de requisitos para implementação de projetos de Business Intelligence (BI). Requisitos de negócio, de aplicação e de infraestrutura. BIaaS – BI como serviço. Self-service BI. BI mobile. Modelagem de Arquiteturas de Sistemas de BI. Proposta metodológica para projetos de BI. Desenvolvimento de projetos de sistema de apoio à decisão centrado em BI e Big Data.


Metodologia:

● O processo de ensino-aprendizagem será orientado pela aplicação de diversas técnicas, de modo mesclado, coerente com o tipo de conteúdo e contexto de aula.

● A disciplina será desenvolvida com aulas expositivas, dialogadas, com debates e aulas práticas utilizando uma abordagem participativa e construtivista.

● Atividades de preleção estarão intercaladas com atividades práticas em laboratório. Implica numa interação aluno-objeto para construção do conhecimento baseada na realização de ações concretas.

● No decorrer da disciplina está prevista a aplicação de técnicas ativas e de problematização, além de estudos de caso.

● Um Ambiente de Aprendizagem Virtual será utilizado para desenvolver atividades acadêmico-pedagógicas complementares, incluindo interações síncronas e assíncronas, sistematização do aprendizado.


Bibliografia Sugerida:

● Provost, F.; Fawcett, T. (2013). Data science for business, O'Reilly, Sebastopol, E. U. A.

● Sauter, V. L. (2010), Decision Support Systems for Business Intelligence, John Wiley & Sons, 2a ed., Nova Jersey, E. U. A.

● Zumel, N.; Mount, J. (2014). Practical data science with R, Manning, Nova Iorque, E. U. A.

● Ivie, S. (2015), Building Dynamics CRM 2015 Dashboards With Power BI, Packt Publishing: Birmingham, Inglaterra.